Menelaw Sete
2003 Exposição Sub-Aquática “Lágrimas de Zambi”
Salvador, Bahia, Brasil

VIDA E OBRA DE MENELAW SETE

 

1964 - Nasce em Salvador, Bahia, no dia primeiro do mês de agosto, do ano de 1964, Jorge do Nascimento Ramos, nome artístico Menelaw Sete.
1970 - Menelaw Sete é alfabetizado. Ainda criança, já demonstrava talento para as Artes Plásticas, através de desenhos e esculturas que criava.
1974 - Morando no Subúrbio Ferroviário de Salvador, conhece o Mestre Almiro Borges, artista plástico baiano, que lhe concede os primeiros pincéis e passa a ser seu grande mestre.
1984 - Aos dezoito anos, Ingressa na Marinha do Brasil, estabelecendo-se no Rio de Janeiro.
1987 - Após cinco anos de serviço militar, decide dedicar-se a pintura. Pede demissão da Marinha, retorna a Salvador e recomeça a pintar.
1990 - Conhece o pintor Sérgio Fontes, com quem realiza sua primeira Exposição, na Panorama Galeria de Artes.
1994 - Adquire seu primeiro atelier no Hotel Pelourinho, Centro Histórico de Salvador.

 

 

Com mais de 25 anos de arte, Menelaw já expôs suas obras em países como França, Holanda, Alemanha, Bélgica, Espanha, Portugal, Itália, Dinamarca, Inglaterra, Estados Unidos, totalizando mais de 40 mostras Internacionais. Alguns de seus trabalhos estão expostos no  Consulado Brasileiro em Atlanta, no Museu de Antropologia de Frankfurt, na Alemanha e na Casa das Américas, em Bruxelas; Em 2012, o artista  recebeu o Título de Professor Ilustre pela Escola Superior de Belas Artes de São Francisco, Argentina; No ano de 2010 com a Obra Pulando Cordas,   adquiriu o Selo da Drouot Paris, Renomada Casa de Leilão Francesa; Em 2008, recebeu a Medalha Thomé de Souza (honraria máxima concedida pela Câmara Municipal de Salvador). No dia 14 de agosto de 2015, Em Sciacca Terme, Sicília, foi inaugurada a Mostra de Arte Permanente Menelaw Sete, no Complexo Monumental Sant'Anna, honraria concedida pelo Governo Italiano.